terça-feira, 5 de julho de 2011

Situação de projecto

Caros,

Estivemos algum (bastante) tempo sem dar notícias! O tempo escasseia quando se está em término de curso e a actualização do blog ficou para trás.

Estamos em Julho e o projecto poderia ser entregue agora. Contudo, tendo em conta que não está terminado apenas será apresentado em Setembro. Mas já lá vamos...

Ora bem, o projecto encontra-se assim:
 - Foi desenvolvido o diferencial electrónico estando a funcionar em pleno. Recorremos a um PIC de 8 bits da Microchip, optoacopladores analógicos para tratamento de sinais, DACs para enviar velocidade para cada roda, entre outros;

- Foi desenvolvida uma interface para o utilizador poder alterar e visualizar todos os parâmetros relativos ao diferencial e a valores do kart (velocidade, distancia percorrida, entre outros). Utilizando outro PIC, a interface tem por base um LCD, barra de leds, botões, entre outros;
Aspecto da interface com o utilizador

 - O diferencial e a interface encontram-se instalados em caixas separadas, comunicando com recurso ao protocolo I2C;

 - Já foram projectadas e produzidas as placas de circuito impresso para estas funções;

Imagem 3D de uma das PCB com recurso ao software Altium Designer

 - Utilizámos conversores de tensão DC-DC comutados da Texas Instruments para obtermos as diversas tensões necessárias para a electrónica;

 - Foi implementado um pedal de um carro para obter a posição do pedal do acelerador. Para determinar o ângulo de rotação do volante, acoplámos uma roda dentada ao eixo do volante que se encontra interligada a outra roda (por meio de uma correia), que possui um potenciómetro que fornece ao uC uma tensão em função do ângulo do volante;

 - Tal como referido noutro post, o sistema de tracção foi escolhido no início do ano. Contudo, apenas recebemos os motores (ainda faltam os controladores) há cerca de uma semana, o que atrasou o projecto. Neste momento estamos a trabalhar na adaptação dos motores/rodas ao chassis do KartCross. Tendo em conta que temos como objectivo a não alteração da estrutura base do Kart, iremos construir um suporte deste género:
Suporte a construir para fixação das rodas motrizes

Existem mil e um aspectos que poderiam ser referidos aqui, contudo como a ausência foi grande agora torna-se um pouco complicado expor todas as informações técnicas. Mas esperamos em breve dar mais novidades!

Cumprimentos


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