sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Projecto final de curso "SEKC: Smart Electric KartCross"


"Estando a tecnologia a evoluir de uma forma exponencial, dois alunos do Instituto Politécnico de Leiria através do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Engenharia Automóvel, apresentam o “SEKC: Smart Electric KartCross”. Este projecto final de Licenciatura tem como objectivo a alimentação, electrificação, motorização, instrumentação e automatização de um kartCross, tornando-o assim num veículo eléctrico “robotizado”."



Esta foi a apresentação "oficial" do nosso projecto!

Estão curiosos sobre o que vai ser esta aventura?? Venham daí..!


Enquandramento:

- Porquê o veículo eléctrico?
Um dos principais problemas do desenvolvimento tecnológico a nível global são as alterações climáticas, estando o sector dos transportes associados a uma percentagem de emissão de gases de efeito de estufa bastante significativa. Assim, os veículos eléctricos, que são veículos impulsionados por um (ou mais) motor(es) eléctrico(s), que servem para transportar pessoas, objectos ou carga, diferenciando-se por usarem apenas o sistema eléctrico e não o típico motor de combustão interna, contribuem para a diminuição da emissão de dióxido de carbono visto não haver combustão de combustíveis fósseis para propulsionar o veículo.

- Porquê automatizar um veículo?
Os processos automatizados, ou robotizados, são cada vez mais e mais sofisticados. Assim, pretendemos desenvolver uma plataforma de testes para outros projectos futuros, tentando colocar a nossa instituição de ensino na vanguarda tecnológica.


Objectivos e conteúdos:

Um projecto desta envergadura contém, como qualquer veículo eléctrico ou projecto de investigação, várias tecnologias associadas.

- Baterias
A autonomia de um veículo eléctrico é, sem dúvida alguma, um dos pontos que neste momento mais carece de atenção no sector automóvel. Apesar disso, a autonomia da plataforma não será alvo de investigação neste projecto.

- Diferencial electrónico
Um dos grandes objectivos será a implementação de um diferencial electrónico no sistema de tracção do veículo. Substituindo o actual diferencial mecânico da plataforma, iremos implementar um controlador electrónico que, em função do ângulo de direcção do veículo e do piso em questão, irá controlar a velocidade das rodas de tracção.

- Motores e controladores
Tendo por base o controlo da tracção electronicamente, irão ser implementados dois motores eléctricos (um em cada roda traseira). A montante destes, será também necessária electrónica de controlo, e possivelmente um elevador de tensão DC-DC.

- Instrumentação e automatização
Outro grande objectivo do projecto assenta na instrumentação e automatização de todos os componentes e sistemas presentes no kartCross. Aquisição sensorial, uso de microcontroladores, electrónica digital, serão processos fundamentais para controlar o veículo em todos os pontos e automatizar o máximo possível a plataforma.

- Adaptação mecânica
Em simultâneo com os objectivos anteriores, o veículo sofrerá alterações mecânicas de modo a poder suportar e incorporar todos os módulos a implementar.


Plataforma de desenvolvimento do projecto





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